A finalidade deste Blog é conhecer e compartilhar sobre as diferenças culturais entre vários paises sem criticar ou julgar os costumes de cada um.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Brasileiros e Franceses na padaria

Claudia Silveira me relatou uma impressão de viagem que coincidi com as minhas vivências.
Os franceses e francesas quando entram na padaria ou em qualquer outro comércio alimentício, antes de fazerem a fila, olham os produtos exibidos, examinam bem as informações e quando chegam no caixa sabem o que querem. O pedido já está preparado, na ponta da língua: um pão integral fatiado, um bolo de chocolate para 4 pessoas e duas fatias de torta de espinafre. Rapidamente tudo é executado, embalado e antes da dar o preço, a pergunta final clássica da atendente, …algo mais? invariavelmente seguido por um não, obrigado. Pronto.
A transação tem que ser rápida, o tempo custa caro. Tudo é rapido em todos os lugares. As pessoas andam rapidamente na rua, nos túneis do metrô eles quase correm. Sei lá porque, por causa do frio, porque trabalham muito e querem voltar para a casa. Todos correm e passei a correr também. Todos são eficientes e eu também
Quando o turista brasileiro tranqüilo chega no caixa da padaria, é neste momento que vai olhar os produtos, perguntar para o resto da família o que quer provar, discutir com a mulher a pertinência de comprar isto ou aquilo e é neste momento também que vai travar conhecimento com o célebre mal humor dos parisienses.
Porque agora, quando chego no Brasil e a caixa do super mercado passa os produtos lentamente enquanto conversa com a colega ao lado, quase morro de impaciência. Quando entro na padaria e as atendentes continuam distraídas conversando entre si e a pessoa na minha frente na fila ao invés de reclamar conversa tranquilamente no celular eu quase morro de raiva.
Em outro artigo já tinha chegado a esta conclusão. Estou ficando mal humorada como eles.

Texto extraido do site: http://www.conexaoparis.com.br

Luiza Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário